Só orgânicos
#

Por que usar produtos de limpeza orgânicos e naturais?

Você já parou para pensar quantos produtos químicos, até mesmo tóxicos, estão no seu armário da lavanderia? Pois é.

Nos acostumamos com a ideia de que para limpar nossas casas é necessário um exército de produtos potentes e de última geração. Será?

Mas não é bem assim. Em sua maioria, esses produtos “convencionais” misturam compostos químicos não biodegradáveis que, mesmo em baixa concentração, agridem a pele, unhas e mucosas. Quando descartados pelo esgoto, esses produtos vão parar em algum rio ou córrego.

No meio ambiente, o estrago é ainda maior, pois contaminam milhares de litros de água e dificultam muito o tratamento, sem contar a contaminação de peixes e solo.

 

ESPUMA: UM VILÃO PARA O MEIO AMBIENTE
Em rios e lagos, os agentes tensoativos das espumas interferem nas taxas de aeração pela redução de tensão superficial do meio. A formação de espuma na superfície, junto com o movimento das águas, impede a entrada de luz nos corpos d’água, fator essencial para a fotossíntese dos organismos subaquáticos. Outro prejuízo causado pelos sabões e detergentes é a interferência que provocam nas aves aquáticas. Esses animais possuem um revestimento de óleo em suas penas e quando esse revestimento é removido pela ação dos detergentes que misturam o óleo com a água, essas aves não conseguem mais boiar e acabam se afogando.

 

POR QUE A ESPUMA ATRAPALHA NA HORA DA LIMPEZA?

A espuma é formada por glóbulos de ar retidos por agentes tensoativos (sabões e detergentes). Durante a lavagem, a espuma forma uma barreira entre o material têxtil e o banho de lavagem, que impede o livre acesso do próprio tensoativo (sabão) para funcionar como elemento de limpeza.

A espuma se aloja entre os fios e fibras dos tecidos tornando a lavagem incompleta e menos eficiente. Este é um dos motivos do cheiro desagradável de um jeans ou uma camiseta mais antiga que mesmo lavados regularmente com o tempo ficam encardidas.Se a máquina detectar que há espuma em excesso, ela realizará enxágues adicionais até que a espuma seja removida. Além de desperdiçar água, energia e tempo, também impacta no frescor dos tecidos, pois os enxágues adicionais podem remover quaisquer perfumes das roupas.Muita espuma também pode fazer com que a máquina de lavar pare de bombear a água para fora, o que bloqueia o sistema e produz cada vez mais espuma.

 

SEQUESTRANTES, CLORO, FOSFATOS E NITRATOS!
O uso desses agentes causa eutrofização (processo criado pelo homem, que acumula matéria orgânica como dejetos domésticos, fertilizantes agrícolas e efluentes industriais). Favorecem a proliferação das algas presentes em lagos e rios, impedindo a penetração de luz, ocasionando déficit de oxigênio nas camadas inferiores, causando a morte de peixes e mamíferos aquáticos.Esse processo compromete toda cadeia alimentar, além de alterar a qualidade da água que torna-se imprópria ao consumo humano.

 

CLORO
Representa um sério problema para os ecossistemas e saúde humana por criar dioxinas (substâncias químicas mais tóxicas conhecidas atualmente).

 

Mas, como limpar as nossas casas, manter aquele cheirinho agradável de limpeza sem agredir o ambiente e a nossa saúde?

Escolha empresas amigas do meio ambiente, como a Bioz!

Uma empresa brasileira que faz produtos veganos apenas de  composição orgânica e podem ser decompostos facilmente pela ação bacteriana sem deixar propriedades químicas nocivas no solo, na água e no ar.

Todos os produtos são livres de petroquímicos, feitos com matéria prima de origem vegetal e veganos. Eles são facilmente biodegradáveis e possuem certificação ecológica. Além disso, todas as embalagens são frascos recicláveis. Eles possuem 3 linhas de produtos — home, baby e profissional.

 

Fonte: https://goo.gl/XSjj2W